Autor, data e lugar de composição Segunda Carta aos Tessalonicenses

A autoria paulina de da segunda carta aos Tessalonicenses tem sido muito mais questionada que a de primeira carta aos Tessalonicenses, a despeito do maior apoio por parte dos escritores da igreja primitiva, tais como: Policarpo (c. 110); Justino Mártir (c. 140); Irineu (c. 140); Clemente de Alexandria (c. 200); Tertuliano (c. 200); Orígenes (c. 250); e Eusébio (c.315).

As objeções baseiam-se em fatores internos mais que em alguma insuficiência das declarações dos pais da igreja. Pensa-se que há diferenças no vocabulário (dez palavras não empregadas em nenhum outro lugar), no estilo (alega-se que é inesperadamente formal) e na escatologia (a doutrina do “homem da iniqüidade” não é ensinada em nenhuma outra parte).

No entanto, esses argumentos não convenceram os estudiosos da atualidade. Uma maioria ainda sustenta a autoria paulina de segunda carta aos Tessalonicenses. Por causa da semelhança com primeira carta aos Tessalonicenses, deve ter sido escrita pouco tempo — talvez seis meses — após a primeira carta.

Já Pensou em uma formação e Doutorado em Teologia em menos de 01 ano?

A situação da igreja parecia então bem semelhante. É provável que Paulo a tenha escrito versículos. 1.1; 3.17 c. 51 ou 52 d.C. em Corinto, depois de Silas e Timóteo terem voltado da entrega de primeira carta aos Tessalonicenses.

Propósito Segunda Carta aos Tessalonicenses

Destaque - Segunda Carta aos Tessalonicenses

Como a situação da igreja de Tessalônica não tinha experimentado nenhuma mudança considerável, o propósito de Paulo ao escrever é bem semelhante ao propósito que tinha na primeira carta à igreja.

1. Escreve para encorajar os crentes perseguidos (1.4-10),
  2. para exortar os tessalonicenses a ficar firmes e a trabalhar pelo sustento próprio (2.13—3.15),
  3. para corrigir um entendimento errôneo com respeito à segunda vinda do Senhor (2.1-12).

Tema Segunda Carta aos Tessalonicenses

Assim como primeira carta aos Tessalonicenses, essa carta trata em grande medida da escatologia
veja “Introdução, primeira carta aos Tessalonicenses: Tema”. Na realidade, em segunda carta aos Tessalonicenses, 18 de 47 versículos (38%) tratam do assunto.

Esboço

1. Introdução (capítulo 1)
    • Saudação (1.1,2)
    • Ação de graças pela fé, amor e perseverança deles (1.3-10)
    • Intercessão pelo progresso espiritual deles (1.11,12)
  2. Instrução (capítulo 2)
    • Profecia a respeito do Dia do Senhor (2.1-12)
    • Ação de graças pela eleição e pelo chamado deles (sua posição) (2.13-15)
    • Oração pelo serviço e pelo testemunho deles (sua prática) (2.16,17)
  3. Injunções (capítulo 3)
    1. Chamado à oração (3.1-3)
    2. Os desordeiros e preguiçosos conclamados à disciplina (3.4-15)
    3. Conclusão, saudação e bênção (3.16-18)

Fonte: Bíblia de Estudo NVI (Nova Versão Internacional) – Editora Vida

Você gostou da Introdução da Segunda Carta aos Tessalonicenses? Você pode ter mais informações na página de sermões onde traz inúmeros sermões e introduções de outras cartas.

Você não conhece a Igreja Restauração e Vida? Em nossa página de contato você encontra nosso endereço e nosso telefone, venha nos fazer uma visita e participe conosco em nossos cultos.