Autor do Livro de Ageu

Ageu era um profeta que, junto com Zacarias, incentivou os exilados que tinham voltado para reedificar o templo (Ed. 5.1,2; 6.15). “Ageu” significa “festivo”, o que pode significar que o profeta nsceu durante uma das três festas peregrinas (dos Pães sem Fermento, de Pentecostes – ou das Semanas – e das Cabanas; confira em Dt. 16.16).

É possível, tendo por base 2.3 – que Ageu tenha visto a destruição do templo de Salomão. Se for assim, devia ter já 70 anos ao ministrar.

Antecedentes históricos

Em 538 a.c., o conquistador da Babilônia, o rei Ciro, da Pérsia, promulgou um decreto que permitiu aos judeus voltarem para Jerusalém e reedificarem o templo (veja em Ed. 1.2-4; 6.3-5). Dirigidos por Zorobabel, 50 mil judeus viajaram de volta à sua pátria e começaram as obras no templo. Por volta de dois depois (536 a.c.), concluíram os fundamentos em meio a grandes regozijo (Ed. 3.8-10).

O sucesso deles provocou a reação dos samaritanos e de outros povos vizinhos, que temiam as implicações políticas e religiosas de um templo reedificado num estado judaico próspero. Opunham-se, portanto, vigorosamente ao empreendimento, e conseguiram fazer cessar as obras até Dario, o Grande, tornar-se rei da Pérsia, em 522 a.c. (Ed. 4.1-5, 24).

Dario interessava-se pela religiões de seu império, e Ageu e Zacarias começara a pregar no segundo ano do reinado dele, em 520 a.c. (1.1; Zc 1.1). A culpa da interrupção da construção pesava mais na inatividade dos judeus que em seus oponentes, e Ageu procurou despertá-los da letargia.

Quando o governador nas tentativas na reedificação, Dario apoiou plenamente os judeus nessa questão (Ed. 5.3-6; 6.6-12). Em 516 a.c., o templo foi completado e dedicado (Ed 6.15-18).

Data do Livro de Ageu

As mensagens de Ageu foram proferias num período de quatro meses, em 520 a.c., no segundo ano rei Dario. A primeira mensagem foi entregue no primeiro dia do sexto mês (29 de agosto), e a última, no dia 24 do nono mês (18 de dezembro). Confira a Introdução do Livro de Zacarias.

Temas e ensino do Livro de Ageu

Depois de Obadias, Ageu é o livro mais breve do Antigo Testamento, mas seus ensinos não são menos relevantes por isso. Ague demonstra claramente as consequências da desobediência (1.6,11; 2.16,17) e da obediência (2.7-9,19).

Quando o povo dá prioridade a Deus e à sua casa é abençoada e não amaldiçoado. A obediência atrai o ânimo e o poder do Espírito de Deus (2.4,5).

O capítulo 2 trata da vinda do Messias, chamado “o desejado de todas as nações” veja no versículo 7, na interpretação de algumas traduções. Sua vinda encheria de glórias o templo reedificado.

O SENHOR fez de Zorobabel seu “anel de selar” como garantia da vinda do Messias (veja 2.23). Esses trechos têm ligação com o julgamento das nações na segunda vinda de Cristo, quando todas elas serão abaladas e os reinos, derrubados.

Características literárias do Livro de Ageu

Assim como Malaquias, Ageu empregava várias perguntas para ressaltar questões fundamentais (1.4,9; 2.3,19). Além disso, faz uso eficaz das repetições: “Veja aonde os seus caminhos os levaram” ou “reconsiderem” ocorre em 1.5,7 e em 2.15,18; “Eu estou com vocês” em 1.13; 2.4 “farei tremer o céu e a terra” acha-se em 2.6,21. As seções principais do livro são demarcadas pela data em que a palavra do Senhor veio “por meio do profeta Ageu” (1.1; 2.1, 10,20).

Várias vezes, o profeta parece estar ecoando outros textos das Escrituras (cp. 1.6 com Dt 28.38,39; 2.17 com Dt. 28,22). As três ocorrências de “Coragem!” em 2.4 reflete o encorajamento dado em Js 1.6,7,9,18.

Esboço do Livro de Ageu

1. Primeira mensagem: chamado para a reconstrução do templo (1.1-11)
    • A desculpa fraca do povo (1.1-4)
    • A pobreza do povo (1.5,6)
    • A razão da maldição divina contra o povo (1.7-11)
  2. Reposta de Zorobabel e do povo (1.12-15)
    • Os líderes e o remanescente obedecem (1.12)
    • O Senhor fortalece os trabalhadores (1.13-15)
  3. Segunda mensagem: o templo será cheio de glória (2.1-9)
    • O povo é incentivado (2.1-5)
    • A promessa de glória e de paz (2.6-9)
  4. Terceira mensagem: um povo maculado é purificado e abençoado (2.10-19)
    • A rápida disseminação do pecado (2.10-14)
    • Colheitas fracas por causa do desobediência (2.15-17)
    • Virão bênçãos à medida que o templo for reedificado (2.18,19)
  5. Quarta mensagem: a promessa a Zorobabel (2.20-23)
    • O Julgamento das nações (2.20-22)
    • A relevância de Zorobabel (2.23)

Fonte: Bíblia de Estudo NVI (Nova Versão Internacional) – Editora Vida

Você gostou da Introdução do Livro de Ageu? Você pode ter mais informações na página de sermões onde traz inúmeros sermões e introduções de outras cartas.