Autor da segunda carta aos Coríntios

Paulo é o autor da carta da segunda carta aos Coríntios versículos 1.1; 10.1. O estilo dele está inegavelmente impresso na epístola, que contém mais dados autobiográficos que qualquer de seus demais escritos.

Data da segunda carta aos Coríntios

As provas disponíveis mostram que o ano 55 d.C. é uma estimativa razoável para a redação da carta. Com base em 1Co 16.5-8, concluímos que primeira carta aos Coríntios foi escrita em Éfeso, antes do Pentecoste (na primavera), e 2Coríntios, mais tarde naquele mesmo ano, antes de começar o inverno. Segunda carta aos Coríntios 2.13 e 7.5 mostram que ela foi escrita na Macedônia.

Destinatários

A saudação inicial da carta (1:1-2) declara que foi endereçada à igreja de Corinto e aos cristãos de todas as partes da Acaia (província romana que abrangia todo o território da Grécia ao sul da Macedônia).

Propósito

A igreja de Corinto tinha sido infiltrada por falsos mestres que desafiavam tanto a integridade pessoal de Paulo quanto sua autoridade apostólica. Como ele tinha avisado que haveria uma mudança no seu itinerário, resultando isso no fato de que faria aos coríntios uma só visita (prolongada) em vez de duas (curtas), esses adversários estavam declarando que a palavra dele não merecia crédito.

Já Pensou em um Doutorado de Teologia em menos de 01 ano?

Diziam também que não era apóstolo genuíno e que embolsava o dinheiro que tinham arrecadado para os crentes empobrecidos de Jerusalém. Paulo pede que os coríntios reflitam sobre o fato de que sua vida no meio deles foi sempre honesta e que sua mensagem de salvação, transformadora de vidas, era verdadeira. Conclama-os a preparar-se para sua visita iminente — concluindo a coleta que tinham iniciado um ano antes e lidando com os perturbadores no meio deles. Adverte-os de que está escrevendo a sério.

Estrutura

A estrutura da carta relaciona-se sobretudo à planejada terceira visita de Paulo a Corinto. A carta divide-se com naturalidade em três seções:

1. Paulo explica a razão da mudança de itinerário (capítulos. 1—7).
  2. Incentiva os coríntios a finalizarem a coleta antes da chegada dele (capítulos 8, 9).
  3. Ressalta a certeza da sua chegada, sua genuinidade apostólica e sua disposição de exercer disciplina como apóstolo, se necessário fosse (capítulos. 10—13).

Unidade

Alguns têm questionado a unidade dessa carta, mas ela forma um todo coerente, como demonstra sua estrutura (v. acima). A tradição foi sempre unânime em confirmar a unidade da carta (os primeiros pais da igreja, e.g., só a conheciam em sua forma presente). Além disso, nenhum dos manuscritos gregos antigos subdivide a carta.

Esboço

1. Fundamentalmente apologética: Paulo explica seu procedimento e ministério apostólico (capítulos. 1—7)
    • Saudação (1.1,2)
    • Ação de graças pelo conforto divino na aflição (1.3-11)
    • A integridade das intenções e do procedimento de Paulo (1.12—2.4)
    • Perdão aos culpados de Corinto (2.5-11)
    • A orientação de Deus no ministério (2.12-17)
    • Os crentes coríntios — uma carta de Cristo (3.1-11)
    • Vendo a glória de Deus com rostos desvendados (3.12—4.6)
    • Tesouro em vasos de barro (4.7-16a)
    • A perspectiva da morte e o que ela significa para o cristão (4.16b—5.10)
    • O ministério da reconciliação (5.11—6.10)
    • Apelo de um pai espiritual a seus filhos (6.11—7.4)
    • O encontro com Tito (7.5-16)
  2. Exortação: coleta para os cristãos de Jerusalém (capítulos 8, 9)
    • A. Estímulo à generosidade (8.1-15)
    • Tito e seus companheiros enviados a Corinto (8.16—9.5)
    • Resultados da contribuição generosa (9.6-15)
  3. Polêmica: Paulo defende sua autoridade apostólica (capítulos 10—13)
    • Paulo defende sua autoridade apostólica e a abrangência de sua missão (capítulo 10)
    • Paulo é forçado a gloriar-se de modo insensato (capítulos 11, 12)
    • Advertências finais (13.1-10)
    • Conclusão (13.11-14)

Você gostou da Introdução da segunda carta aos coríntios? Você pode ter mais informações na página de sermões onde traz inúmeros sermões e introduções de outras cartas.